Uma das principais reclamações dos pacientes quando chegam ao consultório é de que sentem dores fortes nas pernas, no entanto, vários são os problemas relacionados a esta dor, que podem ser desde câimbras até aterosclerose.
As dores nas pernas constantes acabam sendo um grande incômodo para as pessoas, já que as impede de se movimentar e realizar tarefas rotineiras do dia a dia.
Segundo o Cirurgião Vascular, Dr. Amilton Perotti, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular, a maioria das dores começa e em poucos dias acaba desaparecendo, e pode ocorrer devido a alguma lesão, mas se a dor permanece, várias podem ser as causas e somente podem ser diagnosticadas com exames específicos:
Um exemplo comum são as cãibras musculares ou o espasmo que geralmente desencadeia dor súbita e aguda à medida que os músculos das pernas se contraem e podem formar um nódulo visível e duro na pele. Mas também pode ser algum tipo de lesão devido a tensão muscular ou flebite, tendão de Aquiles, dor ciática, veias varicosas, aterosclerose, artrite e outras.
Caso você tenha se identificado com o texto acima o melhor a fazer é agendar uma consulta para descobrir a causa da sua dor, mas se você não sente nada a dica é a prevenção com pequenas mudanças de hábitos como:
- Evite fumar;
- Faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente;
- Alongue suas pernas antes de fazer exercícios físicos.
- Coma alimentos ricos em potássio, como banana e frango.
Fique atento!
Caso a dor persista por mais de uma semana procure seu médico de confiança e faça uma avaliação.