Diabetes é a maior causa de amputação de membros inferiores
20/08/2018 - Cirurgia Vascular
Entre 2010 e 2016 houve um crescimento de 12% no número de mortes por diabetes, foram 54.877 mortes em 2010 para 61.398 em 2016, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
Pessoas com qualquer um dos dois tipos de diabetes estão mais propensas a sofrer uma série de doenças graves de pele, mas o que é ainda mais preocupante é o número de pessoas com amputações dos membros inferiores.
Para quem ainda não conhece, o diabetes é uma doença crônica em que há o aumento de taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia), a glicose quando aumentada prejudica o organismo e está associada à insuficiência renal crônica, a doenças cardiovasculares e a amputação de membros inferiores.
Somente em 2017 o diabetes provou 12.748 amputações no Brasil. Os números são alarmantes, o diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção, porém se não for acompanhado pode levar à perda da sensibilidade natural da pele e mudanças nas estruturas ósseas e musculares, sem a capacidade de sentir dor, a pessoa não percebe quando machuca os pés. E um pequeno machucado pode evoluir para a amputação de uma parte ou de todo o membro inferior.
Não é por acaso que o pé diabético já é uma questão de saúde pública, segundo o Cirurgião Vascular do Instituto da Circulação Concórdia, Dr. Amilton Perotti Júnior a incidência de pessoas com este problema tem aumentado muito nos últimos anos, “o tratamento precoce é fundamental para evitar que a doença chegue ao extremo, hábitos de vida saudáveis contribuem e muito para evitar a doença, pessoas sedentárias estão ainda mais propensas ao diabetes, a dica é pratique exercícios, alimente-se bem, e faça seus exames regularmente, só assim será possível fazer um diagnóstico precoce”, conclui o Vascular.